OLÁ MUNDO!

TEBOCAM 2.6

"Faça você mesmo a segurança de sua casa usando uma simples Webcam"


O TeboCam é um software que com a ajuda de uma webcam, ou de um conjunto de webcams, consegue fazer o monitoramento de uma casa, ou lugar qualquer, e notificar o usuário de qualquer movimentação indesejada.
Para fazê-lo funcionar você precisa de pelo menos uma webcam instalada em seu computador. Ao abrir o TeboCam clique em “Select webcam”, para selecionar o dispositivo ao qual o software deve ser sincronizado, e espere até que a conexão seja feita.
Em seguida, direcione a câmera para o local que deve ser monitorado. Lembre-se de que esse local tem que ser minimamente iluminado para que a câmera possa captar as movimentações.


Como mostrado na imagem acima, configure as opções de sensibilidade a movimentos da câmera. Esse recurso serve para que ela não fique confusa e acabe identificando movimentos normais, como o balançar de uma cortina, como uma possível ameaça. Aplique um valor e faça o teste, caminhando em frente à câmera, para ver se está bom.
Outra opção importante para garantir melhores resultados, é selecionar uma área específica da imagem que deve ser monitorada. Se a câmera abrange a sala inteira, por exemplo, é muito mais interessante que somente a porta seja monitorada, e não as paredes e os móveis.
Para isso, clique em “Detection Area” (Área de detecção). Surgem algumas opções e você deve clicar em “On” no campo “Area Draw Mode” (Modo de desenhar área). Em seguida, com o mouse, defina a área a ser monitorada na visualização e clique em “Off”.
Selecione “On” no campo “Area Detect Mode” (Modo de detecção por área) para ativar esse modo e em “Detection Mode” (Modo de detecção) escolha se a área monitorada é a de dentro da caixa (Inside Area) ou externa a ela (Outside Area).


A noite acabou. É hora de ver o que aconteceu!
Depois de um tempo você resolve ver tudo o que aconteceu durante o período que esteve fora. Cada ocorrência é marcada no gráfico em vermelho, como mostra a figura abaixo. Na aba “Images” (Imagens) você pode ver screenshots de cada uma dessas ocorrências.
Outro método que você pode utilizar, no caso de uma viagem, por exemplo, é o de alerta via email. Para usá-lo, marque na aba “Alerts” (Alertas) a opção “Send Notification Email” (Enviar email de notificação) e selecione como as imagens devem ser enviadas e quantas de cada vez: “Email Full Sized Images” (Enviar imagens em tamanho original), “Email Thumbnails” (Enviar Thumbnails) e “Maximum number of images to send in one email” (Número máximo de imagens por email).
Em seguida, na aba “Email and FTP” (Email e FTP) você deve configurar a conta de email a ser usada para enviar e receber as notificações. Preencha os campos com as informações corretas e clique em “Test” para receber uma mensagem teste e garantir que está tudo certo.


*Tamanho: 1,35 MB

Comentários